Fecharam-se as cortinas da Liga Portuguesa de Futebol 2005/2006. Com o campeão conhecido há muito tempo, as contas da última jornada serviram sobretudo para determinar quem ficaria no segundo lugar do campeonato (com bilhete directo para a Liga dos Campeões) e quem acompanhava o Penafiel até à Liga de Honra. A “fava” da despromoção acabou por calhar ao Guimarães, Rio Ave e Belenenses.

Os grandes derrotados da jornada acabaram por ser os homens de Belém, que só têm de se queixar deles próprios. A equipa de José Couceiro teve a permanência na mão e deixou-a fugir para o Gil Vicente que assim garantiu um lugar na principal liga do país.

A derrota por 1-0 em Barcelos conjugada com outros resultados, como a vitória da Naval em Penafiel por 1-0 e o empate conseguido pela Académica com o Marítimo (2-2), deixaram Belenenses, Naval e Académica com os mesmos pontos, e os “azuis” do Restelo em desvantagem no confronto directo. Meyong, o melhor marcador da Liga, foi o espelho da desilusão do Belenenses que regressa à II Liga sete anos depois.

Guimarães e Rio Ave já tinham a corda na garganta e a derradeira jornada apenas confirmou o que já se esperava. Os vimaranenses perderam no Afonso Henriques com o Estrela da Amadora por 1-0 e voltaram à Liga de Honra 48 anos depois. No final do jogo, a equipa de Vitor Pontes teve de ser escoltada pela polícia, para evitar a fúria dos adeptos. Quanto aos de Vila do Conde, sofreram às mãos do Leiria. Uma goleada por 5-2 marcou o regresso do Rio Ave à segunda divisão.

Enquanto que em Vila do Conde, Guimarães e Belém se lamentava a descida de escalão, festejou-se a permanência em Coimbra, Barcelos, Figueira da Foz e Paços de Ferreira, com a vitória surpreendente da equipa de José Mota sobre o Benfica. Os “encarnados” despediram-se da pior maneira de uma Liga para esquecer e Ronald Koeman pode ter feito o seu último jogo como técnico da Luz.

Com a derrota por 3-1, o Benfica perdeu a corrida para o acesso directo à Liga dos Campeões para o Sporting. O clube de Alvalade nem precisaria de ganhar ao Braga para garantir o segundo lugar, mas os “leões” até venceram (1-0, golo de João Moutinho) e ficaram com cinco pontos de vantagem sobre os rivais da Segunda Circular.

Nas contas europeias, o Nacional garantiu o quinto lugar com um empate frente ao Vitória de Setúbal. O Boavista acabou no sexto lugar, depois de também empatar a uma bola com o novo campeão, o FC Porto.

David Pinto
Foto: UEFA