A Universidade da Beira Interior (UBI) lançou ontem, terça-feira, um jornal multimédia pioneiro em Portugal. João Canavilhas, director-adjunto do jornal “online”, disse ao JPN que a ideia resultou de “anos de investigação realizada por alunos e professores do laboratório de comunicação da UBI”.

“A nova versão do urbi@orbi é a materialização daquilo que temos vindo a desenvolver”, realça o director-adjunto. O jornal “online” da universidade covilhanense, dirigido por António Fidalgo, conta agora com vídeo, fotografia, áudio e “podcast”.

João Canavilhas destaca a “objectividade e a interactividade” do novo site. “A nova versão do jornal é mais coerente. O texto escrito é complementado e integrado perfeitamente com os elementos hipermédia”, refere.

Outra das novidades do urbi@orbi “é o interface que permite aos jornalistas introduzirem conteúdos no jornal a partir de qualquer sítio do mundo”. Uma base de dados e um “site” adaptado a invisuais são outros dos elementos a serem incluídos no jornal num futuro próximo.

O director-adjunto salienta que o urbi@orbi vai ter o “Jornal do Cidadão”, uma novidade que permitirá ao cidadão comum incluir-se no processo de produção de notícias.

O cidadão pode enviar para o jornal a informação, em qualquer formato, já tratada ou em bruto. Os textos, vídeos, fotografias ou elementos áudios vão passar pela avaliação do chefe de redacção, a quem compete definir o valor-notícia e publicar a informação. “Numa fase inicial, as associações da região serão convidadas a integrar este projecto, que mais tarde se vai estender ao resto da população”, explica Canavilhas.

O jornal “online”, que existe há seis anos, é alimentado pelo trabalho dos alunos do curso de Ciências da Comunicação da UBI. João Canavilhas salienta ainda que o jornal partilha recursos com a TUBI (Televisão da Universidade da Beira Interior) e com a RUBI (Rádio da Universidade da Beira Interior).

Catarina Abreu
Foto: DR