Já estão a decorrer as inscrições para o InovContacto. O programa pretende colocar lá fora 191 jovens licenciados ou com bacharelato, durante nove meses, com direito a uma bolsa correspondente a dois salários mínimos, subsídio de alojamento e alimentação, viagens pagas e computador portátil em regime de comodato.

O programa de estágios internacionais é promovido pelo ICEP, um instituto público da tutela do Ministério da Economia que tem como objectivo desenvolver políticas de apoio à internacionalização da economia portuguesa.

Desde a primeira edição, em 1997, até à última, no ano passado, o programa recebeu 21.010 candidatos, dos quais apenas foram seleccionados 1.271, ou seja, 6% do total. Em 2005/2006 o número de pessoas que concorreram atingiu os 4.713 e apenas foram seleccionadas 300.

Os estágios abrangem empresas em diferentes continentes. De acordo com dados publicados no “site” do InovContacto, os Estados Unidos são o país que recebeu mais “contacteantes” até hoje (202), seguidos do Brasil (175) e do Reino Unido (111). O programa envia também jovens para a África, Ásia, Oceania, América do Sul e Europa.

Universidade do Porto com maior número de seleccionados

Em termos globais, a maior parte dos estagiários são da Universidade do Porto (110). Em segundo lugar, aparece a Universidade Católica Portuguesa(70). Seguem-se a Universidade de Coimbra (62) e a a Técnica de Lisboa (62).

A maior parte dos estagiários são da área de gestão, economia e novas tecnologias, de acordo com um documento do ICEP a que o JPN teve acesso. 69% são homens e o resto são mulheres, com uma média de idades de 26 anos. Cerca de metade (51%) são do Porto, seguidos por Lisboa (37%).

A maioria tem já uma experiência internacional, tendo já efectuado programas de intercâmbio durante o período universitário, como o “Sócrates” e o “Leonardo da Vinci”. Entre as empresas que ofereceram estágios figuram, por exemplo, a Microsoft, a HP, a Mercedes Benz ou a Siemens.

As inscrições estão abertas e decorrem até 30 de Junho. As empresas interessadas em oferecer estágios podem candidatar-se até final de Outubro. As provas de recrutamento e selecção decorrem entre 17 de Julho e 15 de Setembro.

Depois, entre 18 de Setembro e 17 de Novembro, distribuem-se os candidatos pelas empresas e o programa arranca oficialmente a 20 de Novembro, com um curso de gestão internacional de nove dias. A partir de 2 de Janeiro, os jovens começam a ir para os países de acolhimento.

Carina Branco
Foto: DR