O avô do punk rock regressa a Portugal depois do turbilhão que foi o seu concerto, acompanhado com os Stooges, no “Super Bock Super Rock” do ano passado. Iggy Pop & The Stooges actuam a 22 de Julho, em Vilar de Mouros, confirmou hoje, quinta-feira, a organização do festival.

Os portugueses Dead Combo, Cinemuerte, The Temple e Mosh e os britânicos Hundred Reasons juntam-se também aos nomes já conhecidos do cartaz. Faltam apenas conhecer seis artistas do cardápio final do festival, que comemora este ano o 35º aniversário com 35 bandas e um preço especial de 35 euros.

No dia 21, os brasileiros Sepultura fecham a noite. Sem o baterista e fundador, Igor Cavalera, os brasileiros, históricos do metal, apresentarão “Dante XXI”, o quarto álbum de originais desde que o vocalista Derrick Green substituiu Max Cavalera. Antes, há Xutos & Pontapés, os ingleses Mojave 3 e os espanhóis Deluxe.

Para além dos Stooges, 22 de Julho recupera os portugueses Táxi (autores de “Chiclete” e “Cairo”). Há ainda rock’n’roll clássico pela mão dos neozelandeses Datsuns e a melancolia dos Durutti Column (do veterano Vini Reilly) e dos portugueses Dead Combo. Outro projecto nacional na noite de sábado são os M.A.U.

O último dia volta-se para o metal, com os Cradle of Filth a assumirem o destaque. Os portugueses Moonspell (com “Memorial” ainda fresco) e Mosh também marcam presença, bem como os Soulfly (fundados por Max Cavalera depois de sair dos Sepultura) e Hundred Reasons.

O festival oferece ainda muito reggae nos dois primeiros dias e vários projectos nacionais de hardcore e metal, como The Temple, Cinemuerte e Twentyinchburial, no último dia.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt
Foto: DR