A Matemática continua a ser a disciplina com piores resultados nos exames nacionais do 12º ano, cujas notas foram hoje, quinta-feira, anunciadas. Este ano, 40% dos alunos que fizeram a prova tiveram negativa na disciplina. A média dos resultados a Matemática foi, novamente, a mais baixa: 5,9 valores, menos um do que em 2005.

A média das notas desceu na maioria das disciplinas. Segundo os números oficiais do Ministério da Educação, dos 28 exames com maior número de alunos inscritos, oito registaram uma média negativa (abaixo dos 9,5 valores numa escala de zero a 20). Desenho e Geometria Descritiva B foi o exame com melhor média (13 valores), seguido de Teoria do Design (12,8).

Depois de Matemática, Física (programa antigo) e Química (programa novo), ambas com 6,9 valores, foram as disciplinas com notas mais baixas nos exames. No caso do exame de Física para os alunos abrangidos pelo novo programa, a média foi de 7,7 valores, menos 2,2 que em 2005.

Devido a este “valor médio relativamente baixo e muito inferior ao verificado no ano passado”, os alunos vão poder repetir as provas de Física e Química na segunda fase, que decorre entre os dias 19 e 25, ficando com a melhor classificação dos dois exames.

“O Ministério da Educação (ME) atribui estes resultados a dificuldades sentidas pelos alunos na adaptação ao novo programa estas duas disciplinas ou às respectivas provas de avaliação”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, num despacho enviado às escolas, que determina ainda, “a título excepcional”, que os alunos que voltem a realizar os exames possam candidatar-se à primeira fase de acesso ao ensino superior.

Resultados razoáveis

O Gabinete de Avaliação Educacional do ME faz uma avaliação “razoável” dos resultados dos exames. “Tendo em conta que houve uma quantidade muito grande de novidades, tanto ao nível dos exames do 11º ano, como dos programas novos do 12º, penso que a avaliação dos resultados é razoável”, disse a directora Glória Ramalho.

“Houve uma certa constância nos resultados em relação ao ano passado, por exemplo no caso da Matemática, onde, sendo baixos, se mantiveram sem grandes alterações”, acrescentou a directora do gabinete do ME.

O exame nacional tem um peso de 30% na nota final das disciplinas do 12º ano e oscila entre os 35 e os 50% da nota de candidatura ao ensino superior.

JPN
c/ Lusa