Pedro Monteiro, de 24 anos, sofre de paralisia cerebral desde os cinco meses. Como em Portugal, “não existia um espaço virtual em que se tratasse e debatesse, de forma abrangente, os temas relacionados com a deficiência”, o estudante de Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro lançou o “site” D-Eficiente.

O “site”, lançado há duas semanas, “visa a troca de informação sobre a deficiência” e “combater a discriminação sobre as pessoas com necessidade especiais”, explicou ao JPN Pedro Monteiro. “Pretende entusiasmar e informar as pessoas que uma pessoa deficiente pode ser eficiente”.

Para além de um fórum de discussão sobre temas relacionados com a deficiência (do desporto à sexualidade), o D-Eficiente apresenta ainda um mapa de Portugal com informação sobre acessos a locais e transportes públicos, espaços de lazer (restaurantes, discotecas, entre outros). Objectivo: fazer com que “os cidadãos com necessidades especiais comecem a sair de casa”.

Porto, Aveiro, Figueira da Foz e Lisboa são, para já, as únicas cidades incluídas no mapa. “Este projecto começou com quatro cidades. Pretendemos alargar [o número de cidades], mas para isso precisamos da colaboração de todas as pessoas para aumentar a informação”, diz Pedro Monteiro.

“Em Portugal, os acessos para pessoas com deficiência, nomeadamente para deslocar numa cadeira de rodas, são nulos ou praticamente nulos”, lamenta. Entre as excepções, está o Porto, “que tem a sensibilidade de começar adaptar transportes públicos, nomeadamente o Metro, que está excelente”, “ao contrário de Lisboa, que praticamente não tem acessos nenhuns”.

Pedro Monteiro tem como projectos para o D-Eficiente a organização de encontros entre pessoas com deficiência e a criação de uma versão do “site” para invisuais.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt