Chegou hoje, sexta-feira, ao fim a segunda edição da Universidade Júnior, uma iniciativa da Universidade do Porto (UP) com o objectivo de dar a conhecer aos mais novos esta instituição de ensino superior. 4.700 alunos do 5º ao 11º anos participaram durante quatro semanas nos cursos de Verão da UP.

Para muitos, este foi o primeiro contacto com o ensino superior. Foram preparadas 87 actividades diferentes, distribuídas por programas com a duração de uma semana.

Cerca de 250 estudantes, recém-licenciados e investigadores das diferentes faculdades desempenharam o papel de monitores e acompanharam os alunos em permanência. É o caso de Ana Rita Basto, recém-licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação e monitora do projecto de Comunicação. No último dia da Universidade Júnior, Ana Rita afirma que o balanço é “muito positivo”.

Ana Rita teve a seu cargo 14 jovens por semana. Acompanhada por outro monitor, fez a apresentação do curso para os alunos ficarem a saber “o que vão poder encontrar”. “Valorizámos a componente prática: trabalhos de rádio, televisão e fotografia”, refere Ana Rita. “Os miúdos gostaram”.

Também no âmbito do projecto de comunicação, foi criado um “blog” “para que os alunos que frequentaram o curso em semanas diferentes tenham a oportunidade de se conhecerem uns aos outros”. Entre as várias actividades realizadas pelos alunos no projecto de Comunicação destaca-se as visitas às instalações das rádios TSF, Renascença e Antena1.

Cerca de 5.000 estudantes, entre os 10 e os 18 anos, conheceram as 14 faculdades e os 60 centros de investigação da UP. A Universidade Júnior pretendeu, assim, ajudar os estudantes na sua orientação profissional.

A UP tem já outras actividades preparadas: para Setembro ficam reservadas a “Escola de Física”, destinada aos 10º e 11º anos, e a “Escola de Ciências da Vida e da Saúde”, apenas para os melhores alunos do 11º ano.

Gina Macedo
Foto: DR