Começa no próximo ano lectivo o mestrado integrado em Bioengenharia, resultado de uma parceria entre a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

A formação tem a duração de cinco anos, integrando licenciatura e mestrado, no âmbito da aplicação do Processo de Bolonha. De acordo com o director do curso e director do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB), Mário Barbosa, trata-se do “primeiro mestrado em Portugal criado no interface entre a engenharia e biologia”.

O novo curso propõe aos alunos um plano de estudos comum de dois anos, dividido entre as salas da FEUP e do ICBAS, onde terão uma formação de base especializada em engenharia, biologia, matemática, física e química. Depois, os estudantes podem especializar-se em Engenharia Bioquímica, Engenharia Biomédica ou Biotecnologia Molecular.

Como o nome do curso indica, o mestrado integrado em Bioengenharia pretende englobar as aplicações da engenharia bioquímica ou biológica e a engenharia biomédica, correspondentes a mercados de trabalho diferenciados, mas com formação inicial de base comum.

Mário Barbosa mostra-se “bastante confiante” quanto às saídas profissionais. Os futuros “bioengenheiros” poderão escolher entre as áreas da criação de equipamento médico, regeneração de tecidos humanos ou produção industrial em biologia, engenharia, saúde, farmacêutica, ambiente, alimentação e cosmética.

O mestrado arranca com 24 vagas para privilegiar “a formação de excelência”, explica Mário Barbosa. A candidatura pode ser feita através do concurso nacional de acesso ao ensino superior, cuja primeira fase decorre até à próxima sexta-feira, 11 de Agosto. A segunda fase está agendada para 18 a 22 de Setembro.

Carina Branco
Foto:ACHÉ