A actividade económica nacional registou melhorias em Julho pelo sexto mês consecutivo, representando o maior aumento de, pelo menos, um ano, de acordo com os indicadores [pdf] do Banco de Portugal.

Os dados do relatório dos indicadores de conjuntura mostram que a actividade económica cresceu 0,6 % em Julho, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

O indicador coincidente de actividade compreende a informação relativa ao Produto Interno Bruto (PIB), ao volume de vendas no comércio a retalho, às vendas de veículos comerciais pesados, às vendas de cimento, ao índice de produção da indústria transformadora, à situação financeira das famílias, às novas ofertas de emprego e ao enquadramento externo.

Aumento do consumo privado e diminuição do desemprego

O consumo privado também melhorou. O indicador coincidente calculado pelo Banco de Portugal subiu, em Julho, pelo segundo mês consecutivo, 1,2% , a um ritmo mais elevado do que em Junho.

O sentimento económico, outra medida do andamento da economia, subiu de 92,5 pontos em Junho para 94 pontos em Julho.

A estes indicadores juntam-se os últimos dados económicos que têm sido divulgados e que têm apontado para sinais positivos na economia portuguesa.

Ainda hoje o Instituto Nacional de Estatística anunciou que a taxa de desemprego em Portugal foi de 7,3% no segundo trimestre deste ano, um valor ainda acima do registado no período homólogo, mas abaixo dos 7,7% verificado no primeiro trimestre.

A população desempregada aumentou em mais de 6 mil no espaço de um ano, mas sofreu uma redução de 24 mil, entre Abril e Junho deste ano.

João Queiroz
Foto:SXC