Um acidente entre dois comboios causou a morte de 58 pessoas, esta segunda-feira, no Egipto. O acidente ocorreu na cidade de Qalyub, 20 quilómetros a norte da capital, Cairo, cerca das 07h45 locais (05h45 em Lisboa).

Do desastre resultaram 58 vítimas mortais e 143 feridos, abaixo do número previsto inicialmente, que apontava para a morte de 80 passageiros.

Segundo as autoridades locais, o choque ocorreu depois de um dos maquinistas ter desrespeitado a sinalização. Os comboios chocaram quando seguiam no mesmo sentido na mesma linha.

De acordo com a agência egípcia Mena, testemunhas no local referem que um dos comboios descarrilou e tombou do lado de fora dos carris. O outro ter-se-á separado em quatro partes, havendo registo de alguns focos de incêndio no local.

Os acidentes ferroviários são frequentes no Egipto, devido à falta de manutenção dos materiais. Em 2002, um incêndio que afectou sete carruagens de um comboio superlotado matou 360 pessoas, tendo sido o pior acidente em 150 anos de caminhos-de-ferro no Egipto. O acidente mais recente foi em Fevereiro deste ano e fez 20 feridos.

JPN C/ agências