São 16 anos de rock fundidos em concerto. Os Pearl Jam estão pela terceira vez em Portugal, para promover o oitavo disco, lançado em Maio. O Pavilhão Atlântico, em Lisboa, foi o local escolhido para os espectáculos, ontem, segunda-feira, e hoje, a partir das 20h30.

Os bilhetes para ver os músicos de Seattle estão praticamente esgotados. De acordo com as anteriores datas desta “tour”, o alinhamento passa pelos temas do novo disco, o homónimo “Pearl Jam”, sem esquecer alguns clássicos como “Better man” ou “Even flow”.

Os sobreviventes do “grunge” voltam a Portugal, seis anos depois da última passagem pela Europa. Estiveram em Cascais em 1996 e no estádio do Restelo em 2000.

A primeira parte é preenchida pelo quinteto rock americano My Morning Jacket. O colectivo nasceu em 1998, em torno da voz de Jim James. Com referências familiares ao “country” de Neil Young, o universo dos My Morning Jacket cintila em torno da música “indy” norte-americana, ao lado dos Flaming Lips ou Galaxie 500. Entre reverberações pesadas e letras poéticas, o quinteto apresenta hoje em palco a síntese dos seus cinco discos.

Carina Branco
Foto: DR