O Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e Segurança, Javier Solana, vai reunir-se amanhã, quinta-feira, com o negociador do Irão, Ali Larijani, para novas discussões sobre a questão do programa nuclear de Teerão.

“É na quinta-feira. Será algures na Europa, não em Bruxelas”, disse a porta-voz de Solana, Cristina Gallach, acrescentando que o objectivo do encontro era “preparar as condições a fim de, se possível, iniciar as negociações”. A agência iraniana IRNA adianta que o palco do encontro será em Paris.

Durante as conversações realizadas no fim-de-semana em Viena, Áustria, os diplomatas da União Europeia afirmaram que Larijani considerou suspender temporariamente o enriquecimento de urânio, mas Washington disse desconhecer tal posição.

Paralelamente, na próxima semana, em Nova Iorque, os ministros dos Negócios Estrangeiros das principais potências mundiais devem reunir-se na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir sobre as possíveis sanções contra Teerão se, até lá, persistir o impasse nas negociações.

No entanto, a China e a Rússia, dois membros com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, assim como outras nações europeias, que mantêm relações comerciais com o Irão, não querem impor sanções a Teerão e defendem uma extensão do prazo dado ao país para encontrar um possível compromisso.

João Queiroz
[email protected]
Foto: DR