“Uma espécie de mini-Google”. É desta forma que o presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Pedro Barrias, classifica o “site” sobre alojamento reaberto no final da semana passada. O endereço www.alojamento.fap.pt reúne mais de 400 ofertas de quartos e apartamentos para os alunos da academia do Porto.

O “site” permite o acesso a todas as ofertas de quartos para estudantes disponíveis na cidade, de forma a facilitar a procura de alojamento a que estão obrigados os novos alunos das instituições de ensino superior. “Para além de ser um motor de busca, é uma espécie de mini-Google que não há a nível nacional”, explica ao JPN Pedro Barrias, que refere que “em 2004, ano em que foi inaugurado, o ‘site’ contou com cinco mil visitas”.

A página inclui também toda a informação relativa aos processos de candidatura às residências universitárias e ao “Aconchego”, projecto de hospedagem de estudantes do ensino superior em casas de idosos na Baixa do Porto, estabelecido em parceira com a autarquia.

Este ano, o “site” apresenta algumas novidades. Para além de incluir um mapa interactivo da cidade do Porto e outro com linhas dos autocarros dos STCP (Serviços de Transportes Colectivos do Porto), conta também com versões em inglês e alemão, pensadas para alunos estrangeiros que vão estudar no Porto ao abrigo de programas como o Erasmus.

“Antes, os estudantes polacos, por exemplo, dirigiam-se à FAP para solicitar ajuda na procura de alojamento e nós é que tínhamos que estabelecer os contactos”, conta o presidente da FAP.

João Queiroz
Foto: Arquivo JPN