A quinta edição da Festa Mundial da Animação em Portugal terá mais salas de exibição espalhadas por todo o país, mais selecções internacionais e um programa de 13 filmes nacionais em nove países, incluindo 18 cidades brasileiras, Estados Unidos e Israel.

O evento, que decorre entre 23 e 29 de Outubro, comemora o Dia Internacional da Animação, assinalado no dia 28. A Casa da Animação (CdA) é a “antena portuguesa” da Festa, lançada pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e pela Associação Francesa do Cinema de Animação (AFCA), e celebrada em mais de 50 países.

A Festa terá três programas: o Nacional, Juvenil e Cartoon D’Or 2006. No programa nacional estão 13 filmes de novos valores da animação portuguesa, como José Miguel Ribeiro Menu, Joana Toste Cosmix e Armando Coelho. Os filmes vão ser exibidos em nove países. “Há que dar a conhecer os novos realizadores portugueses”, referiu a presidente da CdA, Manuela Lima, hoje, quarta-feira, em conferência de imprensa no Passos Manuel, no Porto.

Durante a semana da Festa, todas as manhãs há sessões gratuitas na CdA para as escolas. Todas as sessões estão já esgotadas. “Pela primeira vez escolas aderiram em grande número”, congratulou-se Manuela Lima.

Os três programas vão percorrer 31 salas de todo o país, mais seis salas do que na edição do ano passado. Na CdA, para além dos programas, há selecções de animação brasileira, húngara, francesa e israelita, o filme “Stuart” de José Pedro Cavalheiro (Zepe) e uma oficina intitulada “A preciosidade do lixo”, a cargo do artista plástico Ícaro.

No Dia Mundial da Animação, à noite, no Passos Manuel, decorre a antestreia de seis curtas nacionais e a apresentação do “making-off” do filme “Flushed Away”, da Dreamworks, que estreará em Portugal no final de Novembro.

Manuela Lima lamentou a falta de apoio da Câmara do Porto, que “apenas cede o espaço” desde 2001, ano da Porto – Capital Europeia da Cultura. “Ninguém nos recebe para uma reunião. Nem conhecemos o novo vereador da Cultura”, criticou. “Se a CdA existe é pelo apoio plurianual do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia, que dura até 2008”.

Pedro Rios
Foto: DR