O Governo e a Universidade de Carnegie Mellon (CMU) vão desenvolver um instituto internacional de natureza virtual na área do processamento e redes de informação.

O futuro Information and Communication Technologies Institute é um dos pontos que consta no relatório que a CMU apresentou ao Governo depois de um período de avaliação do tecido universitário e científico nacional. Funcionará em dois pólos, um na CMU e outro em Portugal.

O acordo entre a CMU e o Estado português, no âmbito do Plano Tecnológico, será assinado sexta-feira, no Parque de Exposições de Aveiro. Serão ainda celebrados contratos de colaboração com várias universidades e centros de I&D nacionais.

O Information and Communication Technologies Institute vai centrar-se em “temas de processamento e redes de informação, incluindo engenharia de software, redes de informação, segurança de informação e tratamento computacional da língua”, informa o Ministério da Ciência e Ensino Superior em comunicado.

Vai envolver “componentes aplicacionais de redes e tecnologias de sensores e gestão de infra-estruturas críticas, assim como de análise de políticas de informação e gestão do processo de mudnaça tecnológica, envolvendo, ainda, a área de investigação matemática”.

A CMU, de Pittsburg, é uma escola de referência a nível mundial em áreas como os sistemas de informação, informática, engenharia de computadores e electrotecnia.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt