Os músicos Alexandre Cortez, Pedro D’Orey, Nuno Grácio, Filipe Valentim e a artista plástica Rita Sá iniciam hoje, sexta-feira, no Cinema Passos Manuel, no Porto, a sua mini-digressão nacional em torno de “Pessoa.

Passados mais de 70 anos da morte de um dos mais importantes vultos da literatura portuguesa, os Wordsong transformam a poesia pessoana num espectáculo pluridisciplinar.

O espectáculo conta com músicas inspiradas em alguns dos mais importantes poemas de Pessoa, que fazem parte do CD gravado pelos Wordsong, e com a projecção de imagens de Rita Sá, que integram o DVD editado pelo grupo.

Os Wordsong publicaram ainda um livro com versões originais de alguns dos textos de Pessoa e cujo prefácio é da autoria de Richard Zenith. No texto, Zenith fala da obra como sendo um “desdobramento musical e visual da poesia e da poética, da estética e da ética, do grande desdobrador que era Fernando Pessoa”.

O projecto Wordsong surgiu em 2003 quando os músicos lisboetas decidiram dar voz aos poemas de Al Berto.

Depois da actuação no auditório do Cinema Passos Manuel (22h30, bilhetes a 10 euros), a digressão segue amanhã para a Casa das Artes de Famalicão. Em Novembro estão agendados espectáculos para Faro, no dia 9, Lisboa, no dia 18, Montijo, no dia 24, e termina no dia 25 em Alcobaça.

Sónia Mendes
Foto: DR