A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) diz que o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) não disse “nada de novo” sobre o futuro estatuto do bolseiro. O presidente da ABIC, João Ferreira, admite ainda que o discurso de João Sentieiro, proferido ontem em Braga, revelou algumas “contradições”.

Na Conferência Nacional sobre Emprego Científico, realizada em Braga, o presidente da FCT anunciou um possível aumento do valor das bolsas, mas uma consequente diminuição de vagas para bolseiros. Para João Ferreira, estas afirmações entram em “contradição” com as promessas governamentais feitas para 2007.

No encontro, organizado pela ABIC, ficou ainda incógnito o conteúdo do novo estatuto do bolseiro. O presidente da ABIC diz que a FCT tem vindo a “adiar o que já deveria estar pronto”. Contudo, João Ferreira acredita que ainda há espaço para renegociar as premissas do novo estatuto do bolseiro com a FCT.

João Ferreira revela que “o novo estatuto já deveria ter sido elaborado em Março deste ano”, como tinha sido acordo em reunião com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Agora, o anúncio do novo estatuto está previsto para Abril do próximo ano, mas a ABIC ficou ainda sem resposta para a questão que coloca: “Quais são, realmente, os conteúdos que integram o novo estatuto?”.

Para o representante dos bolseiros, João Sentieiro não respondeu à pergunta. Por outro lado, anunciou a criação de um painel consultivo que vai acompanhar a aplicação do Estatuto do Bolseiro. João Ferreira desvaloriza o anúncio do presidente da FCT. “O ministério estava em falta com os bolseiros”, uma vez que esta medida está prevista na lei “desde Julho de 2004”, explica.

Em relação aos acordos previstos com entidades com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), o presidente da ABIC salienta que podem ser “muito positivos”, mas desde que sejam acompanhados de “correctas políticas de gestão de recursos humanos”.

Sandra Pinto
lj04061 @ icicom.up.pt
Foto: Liliana Rocha Dias/Arquivo JPN