O Presidente venezuelano Hugo Chávez venceu com uma ampla vantagem o principal rival, Manuel Rosales, e prepara-se para um segundo mandato de seis anos à frente dos destinos do país sul-americano. Chávez arrecadou 61% dos votos, contra 38% de Rosales.

“Hoje começou uma nova era. Mostramos que a Venezuela é vermelha! Ninguém deve temer o socialismo. Abaixo o imperialismo! Precisamos de um novo mundo!”, disse o líder reeleito aos vários milhares de pessoas que se juntaram perto do palácio presidencial de Miraflores.

“O reino de amor e de paz de Cristo é o reino do socialismo, o reino do futuro venezuelano”. “É mais uma derrota para o diabo que tenta dominar o mundo”, afirmou, referindo-se ao presidente norte-americano, George W. Bush, que tem sido um alvo constante dos seus discursos.

Manuel Rosales admitiu a derrota nas eleições, que os observadores dizem ter decorrido com tranquilidade, mas sublinhou que a “luta pela construção de um novo tempo para a Venezuela” vai “continuar na rua”.

Neste mandato, Chávez vai tentar pôr fim à limitação da mandatos presidenciais, para poder candidatar-se novamente em 2012.

JPN
Foto: Marcello Casal Jr/ABr