A vitória do Benfica sobre o Sporting permitiu ao FC Porto isolar-se ainda mais na frente da classificação. Quando faltam três jornadas para o fim da primeira volta, os azuis e brancos já levam cinco pontos de vantagem sobre os “leões” e nove sobre os encarnados, que têm menos um jogo.

Em Alvalade, depois do empate com o FC Porto, o Sporting voltou a não conseguir ganhar a um grande, somando a segunda derrota na Liga Bwin – curiosamente todas consentidas em casa (0-2). O Benfica fez talvez a melhor exibição fora da Luz e ganhou um novo fôlego – e motivação – para a luta pelo título.

Com os melhores jogadores em clara quebra de forma, como Nani e Liedson, que não fez um único remate durante 90 minutos, Paulo Bento perdeu claramente para Fernando Santos, que apresentou um esquema que surpreendeu Bento e baralhou os próprios jogadores leoninos.

No sábado, o FC Porto não perdeu a oportunidade de cimentar a liderança e venceu o Boavista (2-0) com golos de dois dos jogadores que parecem caminhar para fazer a melhor época de sempre: Quaresma e Hélder Postiga, que voltou a apontar o golo do costume – já festejou oito, esta temporada.

Quem não deixou fugir na classificação o Benfica foi o Sporting de Braga, graças a um triunfo sobre a Académica de Coimbra (4-2). Um início auspicioso de Rogério Gonçalves que soma por vitórias os três jogos que já orientou à frente dos bracarenses.

A par do Benfica, o Belenenses foi a outra equipa que festejou três pontos fora do seu reduto (1-2). A vítima foi o Beira Mar que continua a bater o recorde da equipa com mais jogos sem ganhar (nove).

Com mais este desaire, os aveirenses receberam a “lanterna vermelha” por parte do Desportivo das Aves que venceu a Naval 1.º de Maio (2-0). Os avenses somaram a segunda vitória consecutiva perante os seus adeptos e parecem voltar à discussão por um lugar entre os 14.

O Estrela da Amadora, que já não perde há três jogos, é outra equipa que está em recuperação na tabela e conseguiu mais um triunfo no renovado Estádio José Gomes, onde ainda não perdeu, frente ao Nacional(2-0).

O empate é um resultado que tem sido pouco visto nas últimas três jornadas. Agora, foi a vez de União de Leiria e Paços de Ferreira (0-0) contribuírem para aquela que foi uma das jornadas menos produtivas em termos de número de golos.

A jornada 12 terminou hoje, segunda-feira, com uma vitória do Marítimo sobre o Vitória de Setúbal (1-0), o que permitiu aos madeirenses subir ao quinto lugar da classificação.

João Queiroz
[email protected]