O Instituto de Patologia e Imunologia Molecularda Universidade do Porto (IPATIMUP) apresentou hoje o Infocancer, um novo serviço, constituído por um “site” (www.infocancer.pt, disponível a partir de Fevereiro) e uma linha telefónica (808226237, a partir de Fevereiro) para quem quiser apresentar questões ou dúvidas sobre cancro hereditário.

Na apresentação do serviço, destinado a médicos e população em geral, estiveram presentes o presidente do IPATIMUP, Sobrinho Simões, o ministro da Saúde, Correia de Campos, e Sérgio Castedo, professor da Faculdade de Medicina e investigador sénior do IPATIMUP.

Após o registo, estará disponível uma página de perguntas específicas mais frequentes. Tanto os médicos como os restantes utilizadores vão ter de preencher um questionário para que as suas informações pessoais possam ser vistas por especialistas.

Os médicos têm assim uma forma mais eficaz de conseguir perceber se o utilizador precisa de ajuda. Os utilizadores poderão também enviar exames para que o diagonóstico seja mais claro.

Sobrinho Simões afirmou que as perguntas e respostas terão de ser sistematizadas para não gerar confusão e que o projecto deverá ter uma “aceitação rápida e importante”.

“É uma experiência pioneira em Portugal” e que vai permitir “responder facilmente a questões importantes”, declarou Sérgio Castedo.

Joana Vasconcelos
lj04035 @ icicom.up.pt
Foto: Liliana Rocha Dias/Arquivo JPN