Dentro de uma década, o blogue será “um meio de comunicação social como os outros”. A previsão de David Sifry, fundador do Technorati (indexador de blogues), foi enunciada no “Web 3“, um encontro que reúne bloggers e empresários ligados a projectos “on-line” de 36 países. Começou ontem e acaba hoje, em Paris.

No final de Setembro, o Technorati apontava a existência de 60 milhões de blogues, criados ao ritmo de três milhões por mês, conquista novos espaços linguísticos como a China e o Japão. E se “sites” como a BBC News ainda dominam entre os que recebem maior números de ligações (“links”), os blogues mais populares estão a subir. Factores que levam David Sifry a acreditar que os blogues serão equiparados aos meios de comunicação tradicionais.

“A ideia de que somos ao mesmo tempo produtores e consumidores, podendo contribuir activamente para as nossas próprias decisões e as dos nossos amigos e vizinhos, será tão natural no futuro quanto é hoje ler um jornal”, disse o fundador do Technorati.

O organizador do “Web 3”, Loic Le Meur, afirmou que a Europa está atrasada no que toca aos blogues em relação aos Estados Unidos. Assiste-se “ao nascimento de um sector económico subestimado na Europa”, disse Le Meur, que convidou para o encontro os três candidatos à presidência francesa.

Um deles, o líder da centrista União para a Democracia Francesa, Francois Bayrou, provocou hoje um momento quente do encontro, ao afirmar que a blogosfera é “importante” para a sua campanha por ser um “candidato que não é apoiado pela indústria tradicional dos ‘media'”.

“Neste momento, o único espaço de liberdade de expressão absoluta é a internet, onde a comunidade de cidadãos pode expressar livremente as suas opinões sem ser controlada pelos ‘media'”, sublinhou. A afirmação foi rapidamente contestada por representantes dos canais de televisão.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt
Foto: Morguefile