Nasceu em Agosto do ano passado, mas tem já uma experiência grande no mercado da música na Internet em Portugal. O Palco Principal é uma espécie de “versão 2.0” do Homestudio, que alojava cerca de 2.600 projectos musicais na sua base de dados.

No novo “site”, cuja versão final será lançada neste trimestre, o utilizador tem uma palavra a dizer: pode comentar nas páginas das bandas, etiquetar os artistas (“tags”) e votar nos seus preferidos.

“Dar o poder à comunidade” é o conceito do Palco Principal, que admite “não estar a inventar nada” – assemelha-se a um cruzamento entre os famosos Last.fm e MySpace. É uma montra privilegiada para novos valores, que podem ver as suas músicas a competir com as de artistas consagrados – a decisão cabe aos utilizadores.

Há já 3.200 bandas registadas, 10 a 15% dos quais são brasileiras – um mercado a apostar -, e 2 mil utilizadores. Em Novembro, o Palco Principal conseguiu mais de 2,5 milhões de páginas vistas. O projecto tem o apoio financeiro da Agência da Inovação.

Pedro Rios
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Foto: DR