O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) defendeu hoje que a “existência de uma fórmula é fundamental” no sistema de financiamento universitário, “mas essa fórmula deve ser afecta a parâmetros e indicadores de qualidade, e também de especificidades de algumas universidades”.

Segundo a Lusa, Lopes da Silva afirmou que universidades com certas especificidades (como a dos Açores, que se divide por três ilhas) têm custos acrescidos que devem ser co-financiados pelo Estado. As declarações foram feitas aos jornalistas, antes de uma reunião de dois dias do CRUP na cidade da Horta.

A “autonomia das universidades deve ser reforçada de uma forma definitiva”, acompanhada também de um “assumir de maiores responsabilidades”, referiu.

Em Dezembro, o primeiro-ministro anunciou, no Parlamento, que o financiamento das instituições de ensino superior públicas será feito através de um novo sistema de contratos entre o Governo e as universidades e politécnicos, baseado em planos estratégicos e “indicadores de desempenho”.

“Financiar universidades segundo os seus resultados e valorizar aquelas que conseguem multiplicar as suas fontes de financiamento é a maneira mais moderna de sustentar o desenvolvimento do ensino superior”, disse José Sócrates.

JPN
Foto: Arquivo JPN