Em 2005, o fotógrafo portuense Virgílio Ferreira foi “captar a essência de bairros problemáticos” da cidade. “Porto Bairro A Bairro” mostra fragmentos da vida nos bairros da Pasteleira, Cerco e Lagarteiro e integra-se numa exposição colectiva organizada pela Embaixada Lomográfica de Lisboa com seis fotógrafos.

A maioria das fotografias está concentrada na Embaixada Lomográfica do Porto, na Rua do Almada, mas alguns trabalhos estão nas lojas Maria Vai com as Outras, Pedras e Pêssegos, Louie Louie e na Galeria 555.

O trabalho de Vírgilio Ferreira conta com mais de 100 fotografias e faz parte do arquivo fotográfico da Câmara do Porto. No entanto, apenas oito dípticos foram escolhidos para a exposição colectiva. Futuramente, “Porto Bairro A Bairo” poderá ser visto na íntegra na Loja do Cidadão.

O projecto ainda está numa fase inicial, mas será uma “boa oportunidade” para um público mais vasto poder conferir a “investigação” fotográfica de Virgílio Ferreira. “As fotografias mostram desde o ‘herói do bairro’ (o ‘dealer’), até às pessoas que já lá vivem há anos e com muita dignidade”, aponta.

A exposição colectiva conta com trabalhos sobre diversos temas, de Margarida Gouveia, Leonel Castro, Pauliana Valente Pimentel, Pedro Janeiro, Luís Carvalhal e Virgílio Ferreira. A entrada é livre.

Alice Barcellos
ljcc05011 @ icicom.up.pt
Foto: Bairro da Pasteira por Virgílio Ferreira