Foi lançado o primeiro concurso de atribuição de bolsas de investigação no âmbito do Programa MIT-Portugal. São 13 bolsas, repartidas entre doutoramentos mistos (entre Portugal e o MIT) e pós-doutoramentos numa instituição científica portuguesa.

Bio-Engenharia, Líderes para Indústrias Tecnológicas, Sistemas Sustentáveis de Energia e Transportes são as áreas em que os licenciados e mestres portugueses poderão concorrer a uma das nove bolsas de doutoramento mistas.

No caso das bolsas de pós-doutoramento, os temas são Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados de Produção, Sistemas Sustentáveis de Energia e Sistemas de Transportes. Existem quatro bolsas deste género, destinadas apenas a doutorados, que realizarão trabalhos de investigação em instituções científicas nacionais.

O concurso para as bolsas abriu a 1 de Fevereiro. As inscrições são feitas via internet através dos sítios da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e do MIT-Portugal.

A época de candidatura está dividida em dois períodos: até 16 de Março e até 30 de Julho. As bolsas são financiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Todo o regulamento do concurso está disponível no “site” da FCT, que vai conceder as bolsas de investigação. No acto da candidatura, o aluno só deverá apresentar uma carta de motivação que explique as razões pelas quais se candidata.

O acordo entre Portugal e o MIT, assinado em Outubro do ano passado, abrange cinco áreas científicas e sete instituições de investigação. Tem como principal objectivo internacionalizar o conhecimento português e pô-lo ao serviço do crescimento económico do país.

JPN
Foto: DR