São 755 milhões de euros, a repartir pelos próximos sete anos, para estimular a indústria do cinema europeu. É a verba destinada ao novo programa comunitário “Media 2007”, que dá prioridade à distribuição dos filmes europeus noutros países da União Europeia e no resto do mundo.

A distribuição (que inclui a digitalização de obras) ocupa 55% do financiamento total, a que se somam os 9% destinados a facilitar o acesso ao mercado e à promoção dos filmes.

“As tecnologias digitais estão a transformar substancialmente os métodos de trabalho da indústria cinematográfica. Para ser um êxito, a passagem à era da digitalização exige que formemos os nossos profissionais, modernizemos as nossas salas de cinema e criemos novos canais de distribuição” declarou a comissária europeia responsável pela pasta da Sociedade da Informação e Media, Viviane Reding.

“Efeito multiplicador”

“O programa ‘Media 2007’ fornece as ferramentas certas para ajudar a indústria cinematográfica europeia a enveredar por esse caminho”, disse Reding, citada em comunicado da Comissão Europeia.

A CE quer que o apoio financeiro tenha um “forte efeito multiplicador em termos de investimento no sector”. E sustenta com números: cada euro de financiamento concedido no âmbito dos programas anteriores ao “Media 2007” gerou cerca de 6 euros de investimento privado.

JPN
Foto: Sxc