O Teatro Rivoli acolhe, a partir desta segunda-feira e durante duas semanas, a 27ª edição do Fantasporto. Este ano, como manda a tradição, regressam nomes consagrados do cinema, que se aliam aos novos talentos.

Em véspera de Carnaval, o “Fantas” inicia com uma retrospectiva sobre super-heróis, no Grande Auditório do Rivoli, com adaptações cinematográficas de bandas desenhadas do universo Marvel e DC Comics.

Neste “pré-Fantas”, que dura quatro dias, há ainda ciclos dedicados às obras de Bill Plympton, Ki-Duk Kim e Shinya Tsukamoto, a par de curtas-metragens, no Pequeno Auditório.

A abertura oficial do Fantasporto acontece na sexta-feira, dia 23, com a exibição de “El Laberinto del Fauno” (na foto), de Guillermo del Toro. Já a sessão oficial de encerramento, dia 3 de Março, conta com “The Fountain”, de Darren Aronovsky, realizador conhecido por “Requiem For a Dream”.

Também em destaque estão as comemorações dos 25 anos de dois dos maiores filmes fantásticos de sempre – “E.T. – O Extraterrestre” e “Blade Runner” -, que foram apresentados em antestreia em Portugal pelo Fantasporto.

Henry Thomas, o protagonista de “E.T. – O Extraterrestre”, e a actriz Rosanna Arquette são algumas das estrelas que vão estar presentes no festival.

O programa inclui as habituais secções competitivas – Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores e Secção Orient Express, dedicada às cinematografias do Extremo-Oriente – e retrospectivas sobre cinema russo e em torno do produtor e realizador francês Marin Karmitz.

Sara Santos Silva
Foto: DR