A 27ª edição do Fantasporto arranca oficialmente esta sexta-feira com o filme “O Labirinto de Fauno”, de Guillermo del Toro, às 21h15. Novidades como a secção “Panorama do Cinema Português” e a tenda exterior do Rivoli, “Movie Town”, aliam-se a eventos que já são instituições da cidade, como o tradicional Baile dos Vampiros.

O filme de Guillermo del Toro retrata a história de uma menina de 11 anos que cria um mundo imaginário para escapar à dura realidade da Espanha pós-guerra civil. O clima pesado e extremamente violento contrasta com o festim visual, um autêntico labirinto em que serpenteiam laivos de sonho, magia e arte.

O cinema nacional é novamente uma aposta da organização do Fantasporto. O destaque vai para a estreia de “Suicídio Encomendado”, uma comédia negra de Artur Serra Araújo, no Grande Auditório, projectado às 23h30, logo após “O Labirinto de Fauno”.

Outro dos filmes portugueses em que o “Fantas” apostou foi no “Tebas” (na foto), de Rodrigo Areias, com a participação de Paulo Furtado como actor, que também assina a banda sonora como The Legendary Tiger Man. “Tebas” anda à volta de uma estranha viagem de um jovem que termina num bar chamado Tebas, onde encontra sexo, drogas e, obviamente, rock’n’roll.

Ver os Óscares na Praça D. João I

Outra das novidades desta edição é a “Movie Town”, uma tenda no exterior do Rivoli, na Praça D. João I, na qual se realizam conferências, “workshops” e venda de “merchandising”.

Na noite de Óscares, 25 de Fevereiro, a “cidade do cinema” dá a oportunidade de assistir à cerimónia de entrega dos galardoados de Hollywood.

Também fora do Rivoli, no Teatro Sá da Bandeira, a 3 de Março, acontece o tradicional Baile dos Vampiros, com actuações de Peaches, Blind Zero, Buraka Som Sistema, Mimical Kix e Stressless Project.

Sara Santos Silva
ljcc05073 @ icicom.up.pt
Foto: DR