Sporting eliminou a Académica, Beira-Mar afastou o Boavista e Belenenses venceu o Bragança.

Belenenses, Beira-Mar e Sporting asseguraram esta quarta-feira a passagem às meias-finais da Taça de Portugal. A eliminatória, que teve início em Bragança e terminou em Alvalade, só estará concluída com o jogo entre o Sporting de Braga e o Varzim, adiado para 25 de Março.

O Bragança, o último tomba-gigantes, foi o primeiro a despedir-se da segunda maior prova do futebol português. A equipa da II Divisão ainda esteve perto de fazer história quando, ainda na primeira parte, se colocou em vantagem, mas a lei do mais forte imperou e o Belenenses conseguiu virar o resultado para 1-2 depois do intervalo.

Em Aveiro, foram precisos 120 minutos para encontrar o segundo semi-finalista da Taça. Quando já toda a gente esperava pelos penaltis, o Beira-Mar foi mais forte e com dois golos afastou o Boavista, já reduzido a dez jogadores.

Dois golos de Liedson permitiram ao Sporting, o único “grande” presente na Taça, eliminar a Académica e, assim, ficar a apenas 90 minutos da final do Jamor, Os “leões” entraram praticamente a ganhar – aos 15 minutos já venciam por 2-0 – e controlaram o jogo até ao intervalo.

Na segunda parte, os “estudantes” conseguiram chegar mais vezes à baliza de Ricardo, tendo mesmo atirado uma bola ao poste, pouco depois de Vítor Vinha, defesa-esquerdo da Briosa, ter sido expulso. O golo de honra dos academistas surgiu já nos minutos finais do encontro por intermédio de Dame.

O sorteio das meias-finais da Taça de Portugal está marcado para a próxima segunda-feira, dia 5 de Março, pelas 11:30.