Depois do Chelsea, agora foi a vez do Tottenham afastar uma equipa portuguesa das competições europeias. Com o mesmo resultado da primeira-mão (3-2), o Sporting de Braga voltou a cumprir a tradição de não conseguir alcançar os quartos-de-final da Taça UEFA.

Assim termina a notável campanha bracarense na prova em que fez história ao eliminar emblemas como o Chievo ou o Parma. Para o ano, tudo aponta que a equipa minhota volte a marcar presença, já com uma experiência muito maior daquela com que iniciou a caminhada europeia.

No White Hart Lane Stadium, o jogo teve um início previsível: o Tottenham assumiu rapidamente o controlo do jogo e o Braga procurava travar a todo o custo a pressão inglesa, limitando-se a cortar as linhas de passe.

Até que aos 25 minutos, na primeira vez que chega à baliza londrina, a equipa portuguesa coloca-se em vantagem num lance algo fortuito: Andrade bate um livre que Huddlestone desvia para a sua baliza. O mais difícil estava feito.

A festa bracarense não durou, porém, mais do que três minutos. O golo do empate surgiu por intermédio do avançado búlgaro Berbatov, depois de um bom trabalho do companheiro Robbie Keane.

Tudo ficou mais complicado quando o central Rodriguez saiu lesionado, sendo substituído por Nem. Uma alteração que surgiu numa má altura, já que o Tottenham procurava chegar à vantagem para resolver a eliminatória. Assim foi: uma falha de marcação da defesa bracarense deu origem ao golo dos “spurs”.

Bomba de Andrade

O intervalo veio logo a seguir e o descanso até fez bem ao Braga. Dos balneários regressou uma equipa mais atrevida que conseguiu incomodar a até aí tranquila defesa britânica.

O crescimento da armada arsenalista obrigou o conjunto londrino a fazer mais faltas e foi daí que nasceu o empate. Um livre à entrada da área foi convertido numa bomba de Andrade que só parou no fundo das redes da baliza de Cerny.

O golo obrigou o técnico do Tottenham Martin Jol a mexer na equipa para tentar mudar o rumo dos acontecimentos. As alterações produziram efeito e o resultado foi o novo golo inglês, o segundo de Berbatov, que resolveu definitivamente a eliminatória.

Hugo Almedia volta a ser decisivo

O factor casa foi decisivo na primeira parte da segundo mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. Todas as equipas que jogaram no seu estádio seguem para os “quartos”. O Werder Bremen garantiu o apuramento com uma ajuda de Hugo Almedia que marcou o primeiro golo da vitória alemã por 2-0 sobre o Celta de Vigo.

Também na Alemanha, o Bayer Leverkusen deu a volta à desvantagem na eliminatória que trazia de França e venceu o Lens por 3-0. Mesmo sem precisar de ganhar, o Osasuna bateu o Glasgow Rangers por 1-0, depois de ter empatado a um golo na Escócia.