A Universidade do Porto (UP) celebra, nesta quinta-feira, 96 anos de existência. O dia de comemorações vai ser preenchido, de manhã, com uma sessão solene que assinala o Dia da Universidade e, da parte da tarde, com um conjunto de animações de rua que vão ter lugar na Baixa portuense.

O dia tem início pelas 10h30 com uma sessão solene a ter lugar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade. A cerimónia terá como oradores, entre outros, o reitor da UP, José Marques dos Santos, e o director do Museu de Serralves, João Fernandes, cuja participação será na qualidade de antigo aluno. Haverá ainda intervenções de João Araújo e Arnaldo Azevedo, representantes dos estudantes e funcionários, respectivamente.

A sessão também será palco para a entrega de prémios que a universidade atribui aos docentes e estudantes. Entre os galardões destaca-se a distinção dos Professores Eméritos da Universidade do Porto, que reconhece a contribuição para a UP dos docentes jubilados.

As comemorações prosseguem pelas 14h30 na Praça Gomes Teixeira (conhecida como Praça dos Leões) com uma série de animações de rua. Quem se deslocar ao local vai poder encontrar equipamentos como uma parede de escalada, insufláveis ou uma carreira de tiro com arco.

A música é outro dos pratos fortes do aniversário da UP com as actuações do Orfeão Universitário do Porto e do Grupo de Danças de Pauliteiros de Miranda.

A UP teve a génese na chamada Aula de Náutica, criada por D. José I em 1762 para satisfazer os desejos dos comerciantes do Porto. No entanto, a actual instituição nasceu da junção da Academia Politécnica com a Escola Médico-Cirúrgica, corria o dia 22 de Março de 1911. Com 27.690 estudantes, é a maior universidade do país.