Nuno Crato, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) foi distinguido esta quarta-feira em Bruxelas, com o segundo lugar dos European Science Awards, ex-prémio Descartes, na categoria de comunicação científica.

É a primeira vez que um cientista português recebe este prémio, cujo primeiro lugar foi atribuído ao astrofísico francês Jean-Pierre Luminet e, na sua primeira edição em 2004, ao famoso apresentador de documentários David Attenborough.

Outras distinções

– Primeiro prémio europeu de divulgação matemática “Public Awareness of Mathematics” da Sociedade Europeia de Matemática em 2003
– Primeiro prémio de divulgação científica Visionarium, Centro de Ciência do Europarque em 2001
– “Citation of Excellence” da Anbar Electronic Intelligence pelo artigo “Model selection and forecasting for long-range dependent processes” em 1998

Em declarações ao JPN, Nuno Crato refere que se sentiu contente com a distinção, admitindo que por vezes se pensa “que estes prémios estão apenas ao alcance de pessoas longínquas, habitualmente estrangeiros”.

O matemático português dá aulas no Instituto Superior de Economia e Gestão em Lisboa e é responsável por acções de comunicação científica, tendo contribuído com artigos para o semanário “Expresso”, para a “Rádio Europa” com o programa diário “Três minutos de ciência” e para alguns programas de televisão como “Ciência na Cidade”, “4xCiência” ou “ABCiência”.

É autor de livros como “Passeio Aleatório – Pela Ciência do Dia-Dia” (2007), “A Espiral Dourada” (2006), “Trânsitos de Vénus” (2004) e “Zodíaco: Constelações e Mitos” (2001).

Divulgação da ciência em Portugal progrediu

Quando questionado sobre o estado da divulgação científica em Portugal, Nuno Crato diz que esta “fez progressos enormes nos últimos dez anos”. “Há mais divulgadores, há mais livros, há alguns programas na rádio e na televisão, há mais centros de ciência, há mais interesse do público. Seria bom que outras áreas, nomeadamente toda a investigação científica e todo o ensino, também tivessem feito os mesmos progressos”, sublinha Crato.