O Sudão ordenou expulsão de várias Organizações Não Governamentais (ONG’s) do território darfuriano, em resposta ao mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional contra o predisente sudanês, Omar el-Béchir, por crimes de guerra e crimes contra a humanidade no Darfur.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 13 organizações foram obrigadas a abandonar o país após o anúncio, na passada quarta-feira, da decisão do TPI . Esta ordem contraria a garantia que já tinha sido dada pelo governo de Cartum, segundo o qual a ajuda humanitária não seria afectada caso fosse ordenada a prisão de Omar al-Bashir.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a União Europeia, os Estados Unidos e outras organizações internacionais já haviam condenado a decisão do TPI. Em causa estavam precisamente os problemas que poderiam surgir em torno da ajuda humanitária prestada a milhares de civis.

Katherine Bragg, responsável adjunta das operações humanitárias na ONU, indicou que aquele organismo prevenira se para este acontecimento. Contudo, reconheceu que a amplitude da medida decidida por Cartum surpreendeu a organização internacional.