Depois de uma edição experimental em Arouca, a Universidade de Verão da Universidade do Porto (UP) prepara-se para regressar, entre 6 e 31 de Julho, com uma edição aberta aos estudantes de licenciatura e da Universidade de San José, Califórnia.

As inscrições estão abertas e destinam-se a estudantes universitários portugueses e estrangeiros e também a licenciados de todas as áreas. Nesta edição, para além de Arouca, os alunos vão poder contar com um pólo a funcionar no Porto.

Joana Coutinho, da Unidade de Educação Contínua da UP, explica ao JPN que o objectivo da Universidade de Verão é “conseguir um alargamento da UP à região”. Por isso, a iniciativa pretende dar a “conhecer as necessidades e pontos fortes da região e oferecer programas ajustados a essa realidade”.

O tema central da 2.ª edição da Universidade de Verão é “Ciências, artes e culturas em contexto regional”. O programa inclui uma vertente teórica e prática. Depois das abordagens teóricas, “os participantes podem ver, no local, o que foi transmitido durante as sessões teóricas”, revela Joana Coutinho.

Cada módulo terá um tema específico. “Olhares sociólogos sobre o Porto”, “Geografia e Urbanismo”, “O Porto na literatura portuguesa dos séculos XIX e XXI – representações e simulações” e “Arte Contemporânea” são algumas das áreas. Os módulos vão começar com abordagens teóricas que vão ser acompanhadas de visitas de estudo e trabalhos práticos.

No caso específico do pólo que ficará a funcionar no Porto, a UP pretende explorar “a riqueza da cidade em História de Arte, Literatura e Reabilitação Urbana”, entre outros “temas de bastante interesse”.

Na primeira edição, a Universidade de Verão contou com 15 participantes e como “o feedback foi positivo decidimos avançar com mais uma edição e acrescentar o pólo do Porto”, afirma Joana Coutinho. Os participantes da edição inaugural “valorizaram o projecto e entenderam que devia ter continuidade” pelo facto de a iniciativa “atender às valências e riquezas da região”, realça a responsável