O FC Porto recebeu e venceu o Vit. Setúbal por 2-0. Jesualdo Ferreira não pôde contar com Hulk nem Lucho González, apostando em Mariano e Farías no onze inicial. Os «dragões» controlaram as operações durante toda a primeira parte, mas não conseguiam furar a defensiva setubalense. Na segunda metade, o herói do jogo entrou em acção, Lisandro López.

Aos 61′, após uma boa jogada de entendimento, a bola chegou ao ponta-de-lança argentino, que depois de despistar um adversário, colocou a bola no fundo das redes com um toque de classe. O FC Porto procurava o golo do descanso, e aos 67′ encontrou-o. Mariano assistiu Lisandro na grande-área, e este fez o 2-0, assinando o seu oitavo golo na prova. Os portistas mantêm quatro pontos de vantagem sobre o Sporting, a quatro finais de distância de garantir o «tetra».

O Sporting recebeu o Est. Amadora em casa e venceu por 2-1. Esperava-se um jogo tranquilo para os «leões» e Postiga confirmou as expectativas, ao inaugurar o marcador aos 19′, após bom cruzamento de Liedson, na direita. O Sporting apertava e era só uma questão de tempo até aparecer novo golo. A fechar a primeira parte, o golo apareceu mesmo, mas para o Est. Amadora. No primeiro remate feito à baliza de Rui Patrício, Marcelo Goianira desferiu um grande pontapé de fora da área, igualando o score.

O Sporting entrou na segunda parte determinado a restabelecer a vantagem que já justificava e Liedson, endiabrado o jogo todo, fez o 2-1 aos 55′, num excelente cabeceamento sem hipóteses para o guardião «tricolor». Os leões correm em segundo lugar, a quatro pontos do líder.

Liga Portuguesa – 26ª Jornada

Resultados

Sp. Braga 1-0 Trofense
Sporting 2-1 Est. Amadora
Belenenses 1-2 Nacional
Naval 1º Maio 0-1 Rio Ave
FC Porto 2-0 Vit. Setúbal
SL Benfica 3-2 Marítimo
Leixões 2-2 Vit. Guimarães
Paços Ferreira 1-1 Académica

Classificação

1. FC Porto, 60 pontos
2. Sporting, 56 pontos
3. SL Benfica, 52 pontos
4. Nacional, 46 pontos
5. Sp. Braga, 45 pontos
6. Leixões, 39 pontos
7. Maritimo, 37 pontos
8. Académica, 32 pontos
9. V. Guimarães, 32 pontos
11. Paços Ferreira, 28 pontos
10. Est. Amadora, 27 pontos
12. Naval 1º Maio, 27 pontos
13. Rio Ave, 23 pontos
14. Vit. Setúbal, 22 pontos
15. Belenenses, 21 pontos
16. Trofense, 19 pontos

Melhores Marcadores – Top 5

Néné (Nacional), 18 golos
Liedson (Sporting),13 golos
Cardozo (Benfica), 13 golos
Baba (Marítimo) 10 golos
Lucho (F.C. Porto), 9 golos

O Benfica venceu o Marítimo na Luz, e mantém os quatro pontos de diferença em relação ao Sporting. Os «encarnados» entraram em campo a todo o gás, encostando o Marítimo às cordas. David Luiz, aos 28′, inaugurou o marcador, num cruzamento-remate que Marcos não conseguiu desviar a tempo de evitar o tento. A defesa madeirense vacilava bastante, e sem surpresas, Óscar Cardozo fez o 2-0 aos 34′. Apenas três minutos depois, o avançado paraguaio marcou o seu décimo-segundo golo na Liga Sagres, aumentando a contagem para 3-0. A equipa da casa parecia lançada para repetir o resultado da primeira volta (6-0), mas antes do intervalo, Marcinho diminuiu a vantagem encarnada.

Os «verde-rubros» vieram do intervalo mais acutilantes no ataque, e aos 60′, o capitão Bruno fez, de grande penalidade, o 3-2, reacendendo a esperança maritimista. No entanto, o Benfica controlou as operações até o fim do jogo, somando a segunda vitória consecutiva, depois de ter goleado o Vit. Setúbal na última jornada.

Nacional na «pole-position» pela Europa

O Nacional da Madeira foi ao Restelo confirmar o quarto lugar. Os alvinegros marcaram primeiro por João Aurélio, aos 36′, mas Saulo empatou a contenda dois minutos depois. Já na segunda parte, Luiz Alberto garantiu o triunfo do madeirenses, relegando o Belenenses novamente para a penúltima posição.

O Sp. Braga continua na luta pelo quarto posto, depois de triunfo difícil frente ao Trofense. Só aos 89′ é que Alan assegurou o triunfo para os arsenalistas, afundando a equipa da Trofa, que continua a assumir as despesas da «lanterna vermelha». O Leixões empatou no Estádio do Mar com o Guimarães a duas bolas, e parece estar definitivamente arredado da luta pela Europa. Os leixonenses, que entraram a perder, conseguiram dar a volta, mas não souberam gerir a vantagem, permitindo o empate aos vimaranenses.

Trofense com a Liga Vitalis no horizonte

A equipa da Trofa saiu derrotada do Estádio Axa, frente ao Sp. Braga. A turma de Tulipa bateu-se bem durante o jogo todo, mas acabou por somar nova derrota, a terceira consecutiva. O Belenenses perdeu em casa frente ao Nacional, por 2-1. Os comandados de Jaime Pacheco estão no penúltimo lugar, a quatro jornadas do fim.

O Vit. Setúbal perdeu frente ao FC Porto no Estádio do Dragão, e encontra-se um ponto acima da «linha-de-água». O Rio Ave beneficiou das derrotas dos seus mais directos adversários para fugir do fundo da tabela. Yazalde, aos 26′, deu a preciosa vitória aos vila-condenses na Figueira da Foz, diante da Naval 1º Maio.