O evento artístico Look Up! Natural Porto Art Show pretende levar a arte contemporânea até aos cidadãos, tirando-a dos museus e espalhando-a pela cidade, à vista de todos. A iniciativa tem o carimbo da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e insere-se no programa Porto Show Time.

A iniciativa foi apresentada sexta-feira no Palácio das Artes, que se tornará, a partir de amanhã, sábado, um dos pontos do roteiro deste projecto artístico. Manuel Teixeira, da ANJE, explica que este projecto “levou o seu tempo a ser aprovado”, mas está a ser já “um enorme sucesso”, disfrutando de uma grande repercussão por parte da imprensa espanhola. “A cidade deve acarinhar este projecto, pois precisamos de crescer”,defende.

A idealização do projecto esteve a cargo do crítico de arte espanhol David Barro e do galerista português Fernando Santos. Esta primeira edição pretende, como explica David Barro, consciencializar para, “num momento de crise” económica e “de valores sociais”, reflectir sobre a sustentabilidade, patente em todas as fases de produção do projecto.

Para o crítico, este projecto, apelando a tal valor, ” nascer, teria de nascer para a cidade”. Nesse sentido, foram escolhidos pontos de convergência no Porto onde expôr as peças: Alfândega, Casa da Música, Palácio das Artes, Palacete Pinto Leite, Palácio da Bolsa, Reitoria da UP e Aeroporto Sá Carneiro.

Já Fernando Santos salienta o facto de ter sido organizado “um projecto em dois meses”, o que “não é normal”, tendo em conta a “dimensão e impacto” do mesmo. “A cidade merece e precisa de projectos de referência”, esclarece. Não deixa passar a oportunidade, no entanto, para salientar que “a cultura é sempre esquecida em período de recessão”. “Os governos locais deveriam olhar para nossa cultura de forma diferente, pois é uma forma de promover o país”, entende.

Esta “exploração do conceito de sustentabilidade na arte, arquitectura e design” tem início marcado para amanhã, dia 2 de Outubro e terminará no dia 19 de Dezembro.