Hélder Rodrigues tornou-se o primeiro português a atingir o pódio no Dakar. O português foi 2.º na derradeira etapa desta edição do Dakar Argentina-Chile. No dia anterior, o piloto encontrava-se em 4.º lugar, mas acabou por beneficiar do atraso do chileno “Chaleco” López.

O piloto da Yamaha alcançou assim um resultado histórico para Portugal. À chegada a Buenas Aires, o português mostrou-se orgulhoso pela vitória. “Hoje mantive a mesma atitude dos últimos dias e consegui ser muito rápido. Subir para o pódio foi desde a primeira hora o meu grande objectivo e acabo por consegui-lo por mérito próprio, pois o Dakar é um teste a todos os níveis” disse o piloto aos jornalistas.

Hélder Rodrigues não foi o único português a ficar no “top ten” das motas. Apesar de na derradeira etapa ter ficado em 16.º, Ruben Faria conseguiu segurar o 8º lugar da geral. O piloto sente que merecia um pouco mais.

“É o meu melhor resultado de sempre mas fica o sabor amargo das duas horas de penalização que me tiraram a possibilidade de discutir a quarta posição final. Sei agora que falhei o Waypoint por 38 metros, o que me deixa ainda mais chateado. Mas sinto que aprendi bastante e mostrei que o meu lugar era seguramente entre os cinco primeiros deste Dakar. Mas as corridas são mesmo assim e não vale a pena estar sempre a lamentar o sucedido”, referiu o piloto.

A vitória coube, no entanto, ao espanhol Marc Coma que assim repetiu a proeza de 2006 e 2009.