Mais de 5000 alunos do básico e do secundário, cerca de 300 monitores e 110 actividades planeadas. São os números apontados para mais uma edição da Universidade Júnior. Os mais novos podem, a partir de hoje, conhecer as 14 faculdades da Universidade do Porto (UP) e contactarem, muitos pela primeira vez, com o mundo académico. Para Filomena Teixeira, uma das coordenadoras do projecto, o mais importante é sensibilizar “os mais novos para a ciência, tecnologia, humanidades e o desporto. É preciso incentivá-los [aos “júniores”] para o estudo e para o saber”.

O projecto, vocacionado para os alunos do 5º ao 11º anos de escolaridade, já vai na sétima edição e conta com uma lista de espera de mais de 1000 estudantes. Um projecto que, todos os anos, conta com grande adesão por parte dos pais e dos jovens. Para Filomena Teixeira, o sucesso da Universidade Júnior é o reflexo do trabalho desenvolvido ao longo dos anos: “os nossos programas são sujeitos a um concurso de ideias que é, ou não, aprovado pelo conselho científico. É importante sentirmos que os jovens saem mais enriquecidos”.

Um mês em que os mais novos “invadem” a UP

Até ao final do mês de Julho, vão ser realizadas mais de uma centena de actividades, divididas no Programa Geral: os alunos do 5.º e 6.º anos ficam inseridos no programa “Experimenta no Verão”, onde realizam diversas actividades científicas e desportivas ao longo de uma semana. Já os alunos dos 7.º e 8.º anos ficam distribuídos pelo programa “Oficina de Verão” onde descobrem o meio universitário. Para os jovens dos 9.º ao 11.º anos, estão preparadas várias actividades em todas as faculdades da UP no programa “Verão em Projecto”. Este ano existe ainda a Escola de Línguas, para o Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Japonês e Latim.

Em Setembro, durante uma semana, vários alunos do secundário vão integrar as Escolas de Ciências da Vida e da Saúde, de Física, de Humanidades e de Química. Mas a selecção destes jovens é diferente: “são seleccionados mediante candidatura e de acordo com a média do secundário. Depois, durante uma semana, estão em contexto de investigação”.

A sétima edição começou hoje e conta com participantes do Luxemburgo, Espanha, Holanda, França, Brasil, Angola, Bélgica, Escócia, Moçambique e Macau.