De acordo com o grupo Nestlé, foi encontrada carne de cavalo numa lasanha da Nestlé Professional, vendida em Portugal ao setor hoteleiro e da restauração. Até ao momento o grupo ainda não dispõe de informações concretas acerca dos locais onde estas refeições podem ser servidas, mas garante que o produto já está a ser retirado do mercado.

Polémica na Europa

A polémica da carne de cavalo começou no mês passado, na Irlanda, depois de ter sido detetada carne de cavalo em hamburguers que deviam ser feitos apenas de carne de vaca. O mesmo acabou por acontecer no Reino Unido, França, Aústria, Holanda, Alemanha, Filândia, Suécia, Bélica, Itália e Espanha.

“Não se trata de um problema de segurança alimentar”, disse o porta-voz da Nestlé Portugal, António Carvalho. Segundo o grupo, a questão mais relevante é a fraude cometida pela empresa fornecedora de carne, a empresa alemã H. J. Schypke, com quem já foram cortadas as relações. A Nestlé ainda não tinha sido afetada por este caso, que tem abalado o setor alimentar no último mês.

A lasanha em questão continha 1% de carne de cavalo, quantidade que, segundo a Agência para a Segurança Alimentar do Reino Unido significa uma “provável adulteração ou negligência grosseira”. O mesmo não aconteceu em França onde a Nestlé encontrou, nas suas massas recheadas, quantidades de carne de cavalo superiores.