Esta quinta-feira, 11 de abril, às 18h30, na reitoria da Universidade do Porto , é inaugurada a exposição de celebração dos 90 anos da revista “Seara Nova”. A entrada é gratuita e as portas estão abertas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h.

A exposição “Seara Nova – 90 anos de intervenção cívica e cultural”, disponibiliza documentos de todas as edições impressas e “espelha a importância histórica da publicação como ponto de encontro de ideias inovadoras que fogem ao pensamento dominante e procuram novos rumos políticos e culturais”. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer a história da revista e das mudanças que ocorrem em Portugal no período da implantação da República.

A exposição pretende igualmente homenagear os fundadores e colaboradores da “Seara Nova” que preenchem a revista com opiniões e comentários.

Seara Nova“, criada em 1921 por intelectuais Aquilino Ribeiro, Jaime Cortesão ou Raul Proença, foi uma das mais importantes revistas de intervenção cívica em Portugal. Com as publicações, o grupo pretendia contribuir para quebrar o isolamento da elite cultural. Mais tarde, a revista acabou mesmo por se assumir como uma das principais ferramentas de combate ao salazarismo.

Atualmente, a revista é dirigida por Ulpiano Nascimento, pertence à Associação Intervenção Democrática e ainda luta pela democracia e igualdade política, económica, social e cultural.