Quem viver fascinado pelo universo egípcio, que vai das múmias aos faraós, das pirâmides aos sarcófagos, vai ter, a 17 de setembro, uma oportunidade para estar mais perto de todo esse imaginário. É nesse dia que a Universidade do Porto (UP) recebe o II Simpósio Internacional de Egiptologia.

Para já, estão garantidas as presenças de investigadores conceituados na área, sendo que alguns deles desenvolvem a atividade em vários dos mais conhecidos museus do mundo. Christian Greco, curador da coleção egípcia do Museu de Antiguidades de Leiden, Alessia Amenta, que desempenha a mesma função nos Museus do Vaticano, e Heléne Guichard, conservadora do Departamento de Antiguidades Egípcias do Museu do Louvre, são alguns destes exemplos.

Organizado pelo Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), e intitulado “Corpo, Cosmos e Eternidade: novas tendências da investigação na iconografia egípcia antiga”, este simpósio vai abordar, sobretudo, questões relacionadas com as crenças funerárias desta civilização, tema em que se inserem os sarcófagos, utilizados para sepultar os corpos dos egípcios. O programa completo pode ser consultado aqui.

O evento vai ter decorrer às 15h de 17 de stembro, no edifício da Reitoria da UP, e tem entrada gratuita. Contudo, os interessados devem fazer uma inscrição prévia, no seguinte e-mail: [email protected].