A “Drip Painting” é uma espécie de “pintura de ação” em que a tinta é derramada ou expelida contra a lona. A técnica, considerada “a mais importante do expressionismo abstrato americano”, foi utilizada por Jason Pollock ou Janet Sobel.

Agora, Orlando Valdivieso, um artista plástico colombiano, de 28 anos, trá-la até Portugal, através de um workshop sobre a temática. Decorre no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, ao longo de cinco sessões, num total de oito horas.

A iniciativa é dirigido essencialmente a estudantes de Artes, com mais de 16 anos, mas quem quiser “desenvolver um estilo próprio e começar a sua aprendizagem a partir do zero”, mesmo “sem muita experiência”, também pode participar. “A criação de pinturas, ilustrações, desenhos, ou peças decorativas vai contar com um enfoque diferente e original, mais próximo do figurativo”, garante a organização, em comunicado.

Depois, basta escolher os horários que lhe der mais jeito: ou quartas-feiras (23 e 30 de outubro ou 6, 13 e 20 de novembro) das 18h30 às 19h30 ou sábados (26 de outubro e 9, 16, 23 e 30 de novembro), das 15h às 16h30.

As inscrições estão limitadas a 25 participantes, terminam dois dias antes do início do workshop e têm o valor de 65 euros sem material ou 75 euros com o material incluído.