Quem nunca quis estar num determinado lugar, tocar em certas coisas, mas, por culpa de centenas ou milhares de quilómetros que se colocam pelo meio, viu sempre esse desejo cair por terra?

Com essa ideia em mente, mas não só, um grupo de engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criou a inFORM, uma superfície mecanizada capaz de criar formas tridimensionais, que, entre várias funcionalidades, pode ser manipulada remotamente, através do sensor de movimentos da Microsoft, o Kinect. Ao detetar os movimentos do utilizador, o sistema computadorizado da inFORM ativa os blocos que constituem a superfície, que imitam as formas e seguem as direções de quem a manipula.

A vertente de utilização remota da inFORM permite, por exemplo, ao participante de uma reunião que não pode estar no local da mesma, “ser representado fisicamente, proporcionando uma forte sensação de presença e a capacidade de interagir fisicamente à distância” (ver vídeo em baixo), lê-se na página descritiva da inFORM.

No entanto, o potencial desta tecnologia não se esgota aqui. Os engenheiros do MIT querem agora aplicar a funcionalidade tridimensional da “superfície mágica” à elaboração de mapas, projetos de arquitetura, maquetes de edifícios, mas também ao campo médico, como é o caso da simulação de cirurgias.