O prémio, o mais antigo e importante da área, é atribuído pelo Fórum Europeu dos Museus (EMF) e distingue o Museu Europeu do Ano. Para 2014, o Museu dos Transportes e Comunicações (MTC), do Porto e o da Baleia, da Madeira, fazem parte da lista de nomeados. O vencedor é revelado em maio do próximo ano.

João Neto, representante em Portugal do Fórum Europeu dos Museus (EMF), ressalva, em entrevista à Agência Lusa, que “são dois museus com características muito diferentes: um está virado para o oceano e tem uma ligação científica à universidade, o outro é uma memória do Porto, sobretudo do período industrial”.

O prémio

O Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA) é o mais prestigiado da área, na Europa. É atribuído pelo Fórum Europeu dos Museus, que foi criado em 1977 pelo Conselho da Europa e caracteriza-se por uma organização sem fins lucrativos que se destina a melhorar a qualidade dos museus europeus.

A candidatura do Museu dos Transportes “alicerçou-se no processo de requalificação que desenvolveu recentemente, incluindo a abertura de duas novas exposições permanentes” – “Comunicar”, em dezembro de 2012, e “O motor da República: os carros dos Presidentes”, em maio deste ano – assim devido ao “novo percurso de visita ao edifício da Alfândega do Porto, que acolhe o Museu”, explicam, no site oficial.

O vencedor do EMYA 2014, vai ser realizado entre 14 e 17 de maio. Em 2013, o prémio Museu do Ano foi conquistado pelo Museu Riverside de Glasgow, na Escócia, e em 2012 pelo Museu Madinat al-Zahra, de Córdova.