A mais aguardada conferência sobre videojogos terminou esta quinta-feira e o balanço desta edição não é tão marcado pela polémica, mas pela aposta em sequelas de jogos já conhecidos. O JPN faz um resumo das principais empresas representadas na E3:

Microsoft: Fora com a polémica, mergulhada nos jogos

Depois da polémica causada pela X-Box One, a palestra da Microsoft na E3 deste ano dedicou especial atenção aos jogos para a consola. Nos 90 minutos da conferência, foram apresentados trailers e gameplays pela mão dos produtores responsáveis pelos jogos da XBox One. Mais do que novos jogos, as grandes novidades assentam na sequela dos clássicos “Halo 5” e “Call of Duty: Advanced Warfare“.

Phil Spencer, diretor da XBox, anunciou ainda a “Master Chief Collection” do “Halo”, uma compilação de todas as séries de um dos jogos de culto da Microsoft. Com lançamento previsto para novembro, esta coleção celebra o décimo aniversário do “Halo 2” com uma versão remasterizada e atualizada a nível gráfico, cujo modo “multiplayer” regressa passado quatro anos do seu fecho. No mesmo momento, a Microsoft mostrou também o progresso do “ Project Spark“, uma ferramenta de criação de jogos.

Na mesma palestra, surgiu também o trailer do novo jogo de “Tomb Raider” pela mão da Square Enix. Com novos cenários e desafios, “The Rise of Tomb Raider” será comercializado a partir
do próximo ano.

Sony: A consolidação da líder de vendas em consolas

Depois de alguns anos ligada à Microsoft, o estúdio Bungie começa a colaborar com a editora Activision. Enquadrado na conferência da multinacional nipónica, o jogo “Destiny” é uma produção original do estúdio norte-americano, com um orçamento de 500 milhões de dólares. O jogo surge primeiro na Playstation4, num pacote que inclui uma versão branca da consola.

Depois dos trailers de “The Order 1886” e “Infamous: First Light“, o público reagiu com entusiasmo à terceira instalação da série “Little Big Planet“. Ainda dentro dos exclusivos para a PS4, foi revelado o “Bloodborne“, o spiritual successor da série “Dark Souls”.

A grande surpresa da noite foi o ressurgimento do clássico “Grim Fandango” de Tim Schaffer, seguido de um lançamento de um vasto leque de jogos independentes para a consola.

Andrew House, presidente da Sony Entertainment, aproveitou ainda o momento para falar das novas tecnologias da Playstation, nomeadamente o Moprheus, os óculos de realidade aumentada. Na reta final da conferência, foi anunciada uma remasterização do sucesso da PS3 para a PS4 “The Last of Us“, uma demonstração da nova entrada da série “Metal Gear” e o lançamento do “Uncharted 4“.

Nintendo: Pouco mas surpreendente

Ao apostar nos clássicos, a Nintendo mostrou a nova versão do “Super Smash Bros.” para a 3DS e Wii U. Mostrou ainda o novo “Legend of Zelda“, que insere o jogador num mapa aberto, sem
transições entre níveis. Dentro do universo Zelda, a empresa mostrou ainda imagens do jogo “Hyrule Warriors“.

Pokemon Alpha Ruby” e “Omega Sapphire” são as novas versões dos homónimos para o GameBoy Advance, mas agora para a Nintendo 3DS. Não foi esquecido o “Mario Maker“, um editor de níveis, criado e controlado pelo próprio jogador.

EA: O ano em que os pedidos foram ouvidos

A EA deu o pontapé de saída na E3 com mais uma entrada na série “Dragon’s Age“. Ainda na categoria de roleplaying games, desvendou-se o novo jogo da série “Mass Efect“. O grande destaque foi para “The Sims 4“, onde é enfatizado o estado emocional dos personagens.

Como é hábito nas conferências da EA, títulos como “FIFA 15“, “Madden 15“, “NHL 15” e o novo motor gráfico Frostbyte 3, vão ser colocados no mercado a partir do final deste ano. Depois de muitos pedidos e críticas por parte dos fãs, a empresa norte-americana mostrou os ansiados “Mirror’s Edge” e “Star Wars: Battlefront“.

Ubisoft: Jogar pelo seguro

A multinacional norte-americana, apostou em aprofundar jogos já apresentados. Reforçando séries já existentes, será possível jogar o novo “Just Dance“, “Assassin’s Creed: Unity” – que desta vez passa-se na Revolução Vitoriana em França – e “Far Cry 4“.

No que toca a novos títulos, mostrou-se “Tom Clancy’s: The Division” e o jogo de automóveis “The Crew“, onde será possível jogar num mapa grande sem qualquer interrupção.