Abriu hoje, quarta-feira, as portas a Feira de Orientação Escolar e Profissional no Mercado Ferreira Borges, no Porto. A iniciativa, que vai na segunda edição, começou por ser uma ideia da Escola Artística Árvore que funcionava nas suas instalações mas desde o ano passado que a feira acontece no Mercado Ferreira Borges.

A feira conta com 37 “stands” de escolas profissionais de Porto e Gaia e destina-se aos estudantes do 3º ciclo do ensino básico e que não querem prosseguir os estudos, optando por entrar no mercado de trabalho no final do 9º ano. As expectativas da organização em termos de visitantes são maiores dos que as três mil pessoas no ano passado.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, e o vereador do Pelouro da Educação, Gonçalo Gonçalves, estiveram presentes na abertura e visitaram todos os “stands”, receberam brindes e provaram acepipes feitos pelos alunos da escola de hotelaria.

Rui Rio considera ainda que o ensino profissional “está no bom caminho” e é uma “boa alternativa para quem não vai seguir a carreira escolar”. O presidente da Câmara salientou ao JPN a importância de “dar formação profissional às pessoas para que possam ser profissionais de qualidade porque é a única hipótese que o país tem de melhorar o seu nível de vida e ser mais produtivo”.

A exposição estará no Mercado Ferreira Borges até sexta-feira, dia 28, das 9h00 às 19h00.

Texto e foto: Paula Coutinho