A Fundação Eugénio de Andrade promove, a partir de amanhã, sábado, até 9 de Abril, um conjunto de palestras sob o título “Perspectivas Actuais da Poesia Internacional”.

Nas palestras, que decorrem aos sábados, às 18h30, participam vários especialistas na área. Entre eles está Rosa Maria Martelo, que dará início ao conjunto de encontros com o tema da poesia portuguesa.

Contactada pelo JPN, a fundação justifica a programação com “a necessidade de debater a poesia, o género mais esquecido da literatura”. E é precisamente esse esquecimento que se quer contrariar.

A poesia de vários cantos do mundo vai estar dividida por país para evitar um debate “vago”. No mês corrente, nos dias 8, 18 e 25, vão estar presentes Ana Paula Coutinho, Gualter Cunha e Maria Bochichino para falar sobre a poesia francesa, inglesa e italiana, respectivamente.

A poesia alemã tem lugar na sede da Fundação Eugénio de Andrade, no dia 1 de Abril, com João Barrento. Seguem-se a poesia espanhola, com a presença de Maria Eugénia Diáz, e a poesia dos Estados Unidos, com Maria Irene Ramalho, nos dias 8 e 22 do mesmo mês. No último sábado de Abril, Arnaldo Saraiva encerra o ciclo de palestras falando sobre poesia brasileira.

Inês Castanheira
Foto: Instituto Camões