À terceira foi de vez. Depois de nas últimas duas épocas ter sido eliminado pelo Hearts, da Escócia, e do Estrela Vermelha, da Sérvia e Montenegro, o Sporting de Braga garantiu hoje, quinta-feira, o acesso à fase de grupos da Taça UEFA. Os minhotos perderam por 2-1, após prolongamento, mas beneficiaram do 2-0 que conseguiram na primeira-mão, disputada em Portugal.

Wender transformou-se no novo herói do Braga após marcar o golo que permitiu à equipa de Carlos Carvalhal continuar na competição. O jogo foi bastante complicado para os arsenalistas. Nos primeiros 45 minutos, o domínio pertenceu ao Chievo, que se colocou em vantagem quando já faltava pouco para o intervalo. Os italianos conseguiram igualar a eliminatória a meio da segunda parte, o que obrigou o jogo a estender-se por mais meia hora.

Aí o Braga mostrou mais discernimento e frescura física e reduziu a diferença para um golo que lhe permitiu festejar o apuramento à próxima fase da UEFA.

O Nacional da Madeira ainda sonhou com a fase de grupos, mas acabou por ser derrotado por 2-1 pelo o Rapid de Bucareste, que trazia da Roménia um golo de vantagem. Os madeirenses adiantaram-se no marcador através de um livre bem executado pelo médio brasileiro Juliano Spadacio. A vantagem da equipa nacionalista manteve-se até ao final do tempo regulamentar, pelo que o jogo teve que ir a prolongamento. Foi aí que a equipa orientada por Carlos Brito deitou tudo a perder: logo no primeiro minuto os romenos chegaram ao empate e dez minutos depois deram a volta ao marcador.

O Vitória de Setúbal também disse “adeus” à Taça UEFA. Na Holanda, os sadinos empataram a zero golos com o Herenveen, que tinha ganho na primeira-mão por 3-0. Os jogadores comandados por Toni conseguiram rectificar um pouco a imagem negra deixada anteriormente e mostraram que se a história do primeiro jogo fosse outra, poderiam ter discutido a eliminatória.

João Queiroz
[email protected]