O “derby dos derbies” é sempre um espectáculo a não perder e, com Benfica e Sporting separados por apenas 3 pontos, a chama do jogo está acesa. Do lado da turma da Luz, os encarnados apresentam-se em Alvalade na máxima força, com o pensamento no assalto à liderança do campeonato. Quique Flores deverá apostar no “onze” que jogou no Dragão, num jogo em que o treinador dos “encarnados” espreita algo de inédito nos últimos 15 anos: a invencibilidade do Benfica frente aos dois rivais de sempre.

Do lado dos homens da casa, a confiança não é menor. O Sporting voltou às vitórias e, com o objectivo da liderança, sabe que não pode desperdiçar pontos no clássico. Em caso de vitória, os “leões” ultrapassam os “encarnados” na classificação e mantêm a pressão sobre o FC Porto, equipa que irão defrontar na próxima jornada. No entanto, as lesões assolam a equipa leonina. A grande baixa é o guarda-redes Rui Patrício. Tiago será o guardião dos sportinguistas apenas pela quinta vez esta temporada. Adrien também está fora para o jogo frente às “águias” e a última baixa é Miguel Veloso.

O “derby” joga-se Sábado e espera-se lotação esgotada no estádio Alvalade XXI para o jogo mais emocionante do fim-de-semana.

O F C Porto dá o pontapé de saída para a 19ª jornada da Liga. Não esquecendo o clássico de amanhã, os dragões concentram-se no jogo de hoje, no reduto do Paços de Ferreira. As principais novidades são os regressos de Benítez, Sapunaru e Stepanov à lista de convocados de Jesualdo Ferreira, enquanto se contam as saídas de Fucile e Guarín, por lesão. Para o jogo frente à equipa pacence, Jesualdo não deverá fazer poupanças já que, com o grande clássico lisboeta, uma vitória é imprescindível para ampliar a diferença pontual relativamente aos da capital, apesar de, esta semana, os portistas ainda terem de preparar o regresso à Liga dos Campeões e a recepção ao Sporting.

Assim, Lucho González deverá continuar como titular na equipa, apesar das limitações físicas, com Tomás Costa à espreita de uma vaga. O FC Porto não perde fora de casa há cinco jogos seguidos. No lado dos pupilos de Paulo Sérgio, urgem os pontos para uma equipa que, em caso de derrota, fica abaixo da “linha de água”, mas sobra a confiança pela exibição rubricada na Luz, na jornada passada, a as dificuldades que os “azuis-e-brancos” habitualmente encontram no seu reduto.

A luta pela Europa

A conquista de um lugar na Europa faz agitar a Liga Sagres. Leixões, terceiro classificado, defronta um Belenenses que não pode perder pontos para fugir aos últimos lugares. A equipa de José Mota tem com os mesmos pontos do Sporting e, segunda-feira, não vai querer desperdiçar pontos no Estádio do Mar. O Sporting de Braga, que visita a Figueira da Foz, procura sair do 6º posto, numa altura em que apenas 3 pontos o separam do 5º classificado, o Nacional da Madeira. Os insulares defrontam o Estrela da Amadora. O Vitória da Guimarães, uma das desilusões do campeonato, recebe o Trofense, depois de uma pesada derrota no campo do Nacional. Os vimanarenses, que procuram ainda um lugar europeu, são actuais oitavos, a 5 pontos do Marítimo que, com a mesma pontuação do Sporting de Braga, vai a Coimbra.

Na luta contra a despromoção, há três equipas separadas por apenas um ponto. No último lugar da tabela está o Rio Ave, que vai ter pela frente o Vitória de Setúbal. A equipa de Carlos Cardoso regressou às vitórias na jornada passada e não quer regressar aos lugares de descida. O Trofense, na penúltima posição, com 14 pontos, vai até à cidade-berço defrontar um candidato europeu que já viveu melhores dias. O Belenenses é 14º na classificação e, depois de perder em casa com o Sporting, desloca-se até Matosinhos para defrontar o Leixões, 3º classificado e que, na luta pela conquista da Europa, vem de um triunfo frente ao Sporting de Braga.