Professor Ferreira de Brito oferece parte da sua biblioteca à Faculdade de Letras da UP.

Na cerimónia de homenagem de hoje, que teve lugar na FLUP, às 18 horas, o professor ofereceu à Faculdade alguns milhares de livros de língua e temáticas francesas, provenientes da sua vasta biblioteca. Mesmo não tendo origens francesas, o professor admite que tem uma forte admiração por França: “A minha formação pessoal passou pelo modelo cultural francês. O equilíbrio, razoabilidade, tolerância e sociabilidade do modelo francês, causam em mim um sentimento de profunda admiração”, revelou ao JornalismoPortoNet.

Ferreira de Brito explicou a razão desta doacção: “sinto a obrigação de mostrar a minha gratidão para com a minha casa-mãe, uma instituição que me deu muito e a quem devo muito. Trata-se de um acto de reconhecimento pelo muito que recebi. Para expressar a minha gratidão, decidi oferecer à Faculdade o que tenho de melhor. Dei os meus grandes filhos!”.

De entre os livros que doou, o professor levou em mão um exemplar raro escrito em latim e impresso em 1551, intitulado «Sentenças Elegantes», de um humanista italiano do Renascimento, Lourenço de Valla. O volume é composto por seis livros. Algumas linhas estão rasuradas a tinta, na sequência de um acto de censura que remonta a 1745.

Andreia Abreu